Exame de Glaucoma

- Exame
- Código AMB: 50.01.004-2
- Pré-requisito: Refração para longe e Acuidade Visual
- Equipamento: Campímetro Automatizado (Computadorizado)

Várias patologias tanto oculares como neurológicas e sistêmicas podem trazer comprometimento visual . O campo computadorizado pelo processo estático de analise de limiar de sensibilidade em área de 30 graus, é capaz de detectar alterações visuais iniciais pôr vezes imperceptíveis ao paciente.

Através do programa estatístico Peridata® os dados são comparados com a faixa etária do paciente, confirmando a presenças de defeito ou diminuição da sensibilidade da área testada. A análise destas alterações é de grande valor no diagnóstico e no acompanhamento evolutivo de várias doenças da mácula e do nervo óptico, pôr exemplo o Glaucoma, tão freqüente em nosso meio.

FOTOTRABECULOPLASTIA A LASER

- Procedimento
- Código AMB : 50.10.005-0
- Pré-requisito : Gonioscopis (Estudo do Ângulo da Câmara Anterior)
- Equipamento : Fotocoagulador (aparelho de raios LASER)

Nos glaucomas de ângulo aberto e hipertensão ocular resistente ao tratamento clínico , a fotocoagulação do trabeculado (fototrabeculoplastia ) causa redução transitória da pressão intra-ocular . O procedimento se restringe ao glaucoma de ângulo aberto . Possivelmente , o Laser de Diodo obtém o mesmo efeito que o observado pelo Argônio , apresentando menor inflamação pós operatória.

IRIDOTOMIA A LASER

- Procedimento
- Código AMB : 50.10.006-8
- Pré-requisito : Nenhum
- Equipamento : Fotocoagulador (aparelho de raios LASER)

OYAG Laser pode nos ajudar no manuseio do glaucoma . Nos pacientes com ângulo (da câmara anterior) estreito ou fechado, há indicação de iridectomia cirúrgica - faz-se um furo na íris para permitir a passagem do humor aquoso para o segmento anterior. Podemos perfurar a íris (iridotomia ) pelo Laser.